top of page
  • Nathalia Borges

Como transportar meu pet em segurança no carro?

Atualizado: 26 de fev. de 2022


Nessa época do ano é frequente aproveitarmos as férias para viajar e curtir com a família. Obviamente nossos peludinhos não ficam de fora e levamos eles junto com a gente. E aí surge a dúvida: existe um jeito correto de transportar seu pet? Apesar de ainda não existir uma regulamentação específica - como no caso das crianças e as cadeirinhas - existem sim algumas medidas a serem tomadas no sentido de providenciar segurança para os pets, mas também para os passageiros.

Nunca transporte seu pet solto dentro do carro!

Um pet transportado solto dentro de um carro se torna um projétil em caso de colisão, colocando em perigo a todos dentro do veículo.

Outra observação importante é que o animal deve sempre viajar no banco de trás. Primeiramente, para evitar a distração do motorista enquanto dirige, e, em segundo lugar, para proteger o pet do acionamento do airbag em caso de colisão.

Para que nossos amores peludinhos viagem em segurança temos alguns produtos para nos auxiliar. Confere só:

Caixa de transporte:

Cães de pequeno porte e gatos podem ser transportados em caixinhas próprias como a da foto abaixo. Gatos, em especial, se estiverem acostumados a caixa de transporte, se sentirão mais seguros. Recomendo que você use um forro antiderrapante dentro da caixinha, para dar mais conforto e sensação de segurança para o pet. Também é bacana usar um tapete higiênico para evitar acidentes de número 1 ou número 2 💩. Para gatinhos que se estressam durante o transporte, vale a pena usar feromônios na caixa e cobri-la com uma toalha, protegendo o pet de possíveis estímulos visuais ameaçadores. Lembre-se de usar o cinto de segurança para prender o transporte no banco do carro.

Cinto de segurança:

Existem guias adaptadas para encaixarem no cinto de segurança, dessa maneira o pet consegue viajar deitado no banco, junto ao tutor. Essa é uma opção bacana para cães de todo porte e para gatos que estejam habituados a viagem de carro. Se não for esse o caso do seu gatinho, então a caixa de transporte ainda é uma opção melhor.

Cadeirinha pet:

A Cadeirinha é um dispositivo acoplado ao banco traseiro, no qual existe um engate para prender a coleira do seu pet. Tanto na opção do cinto de segurança quanto na cadeirinha, é recomendável usar uma coleira peitoral, que será uma opção mais confortável para o pet e, ao contrário da coleira de pescoço, não oferece risco de estrangulamento.

Outras dicas:

Não deixe seu doguinho viajar com a cabeça para fora da janela. O vento promove um ressecamento dos olhinhos, além de possíveis lesões do animal com objetos e sujeiras na beira da estrada que levantam ao passar de um carro.

Não transporte seu pet na mala do carro ou na caçamba de uma pick-up.

Planeje sua viagem para fazer paradas em que você possa dar uma voltinha para seu doguinho ir ao banheiro, além de beber uma água ou fazer um lanchinho. Se seu gato está habituado a passear na coleira, vale a mesma dica. Já os gatinhos que irão viajar na caixinha devem ter o tapete higiênico trocado e você deve oferecer comida e água nessas ocasiões.

Nunca deixe seu pet trancado no carro para que você possa realizar alguma atividade, como ir ao banheiro ou fazer um lanche. O calor dentro do carro põe a saúde do seu pet em risco. Por isso é bacana viajar com algum familiar ou amigo, assim vocês se alternam entre os cuidados com o pet.

Aves, roedores, coelhos e demais pets devem ser transportados em gaiolinha ou caixinha de transporte condizente com a sua espécie, mas também nunca devem viajar soltos dentro do carro.

Agora que vocês já estão preparados e super planejados, agora só resta curtir muito e aproveitar esse momento em família.

Feliz ano novo e boa viagem! ;)

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page