top of page
  • Nathalia Borges

Coprofagia, o que fazer?

Você tem notado que ultimamente seu doguinho tem mexido nas próprias fezes? Ou ainda, ingerido as fezes de outro pet com quem convive em casa? Calma! Talvez esse post possa te ajudar a resolver esse probleminha! ;)

Coprofagia: é a prática de comer fezes.

Não é raro ser chamada para realizar uma consulta em um cachorrinho, cuja reclamação do tutor é que seu pet tem exibido o hábito curioso de comer fezes.

A ingestão das fezes pode ser um indicativo clínico de que há algo errado com a saúde do seu pet, como uma deficiência nutricional, por exemplo. Mas, na grande maioria das vezes, a causa desse problema reside em uma questão comportamental. Muitos animais começam a brincar ou ingerir as fezes quando estão entediados, quando passam muito tempo sozinhos ou em casos de pets com ansiedade de separação. Também acontece de alguns animais ingerirem as próprias fezes quando são submetidos a algum tipo de punição traumática, na tentativa de esconderem os seus dejetos quando defecam em local considerado inapropriado pelo seu tutor.

É muito importante que você tente identificar qual situação funciona como gatilho para o comportamento indesejado e, a partir daí preveni-la.


Cães que se entediam facilmente ou passam muito tempo sozinhos:

Providencie atividades para esse pet quando ele estiver sozinho. Brinquedos tipo quebra-cabeça são ótimos pois exigem tempo e concentração por parte do pet. Não deixe todos os brinquedos a disposição, faça sempre um rodízio.

Se for passar muito tempo fora de casa, deixe uma camiseta usada por você, com seu cheiro, na cama do animal.


"Meu dog come o cocô do gato!"

Experimente trocar a bandeja sanitária do seu gato por uma coberta, ou colocá-la em um lugar onde o gato tem acesso e o cachorro não.


Recompensar ao invés de punir!

Caso você esteja passando por um período de educação do seu pet, tentando ensina-lo a fazer as necessidades no lugar certo, saiba que o ideal é sempre recompensa-lo ao agir da maneira correta, e nunca puni-lo ao fazer as necessidades fora do lugar.


A consulta e orientação do médico veterinário é de grande valia nesses casos! Pois além da correção da parte comportamental, o veterinário poderá complementar o tratamento com medicamentos adequados ao caso do seu pet.


Entre em contato conosco para mais informações! :)

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page