• Nathalia Borges

Medicamentos tóxicos para cães e gatos

Muitas vezes, ao achar que seu pet está com dor ou com algum desconforto, na ânsia de ajudá-lo e poupa-lo de qualquer tipo de sofrimento, alguns tutores recorrem a medicamentos de uso humano, administrando-os para seu cão ou gato sem a devida orientação de um médico veterinário. Geralmente os medicamentos envolvidos são antiinflamatórios ou analgésicos de uso humano, que acarretam consequências graves, podendo até mesmo levar o pet a óbito.

Nunca medique seu pet por conta própria. Busque sempre a orientação de um Médico Veterinário.

Abaixo, segue a lista dos medicamentos prejudiciais para cães e gatos:

💊Ibuprofeno, Naproxeno, Diclofenaco.

São antiinflamatórios não esteroidais, que causam gastroenterite severa em cães e gatos, podendo ocasionar úlceras graves, além de falência renal. Alguns nomes conhecidos são Advil, Flanax, Cataflam, Voltaren.

Obs: também são contra indicados para aves, ferret, gerbil e hamster.

💊Paracetamol. Essa medicação causa a chamada anemia hemolítica, que é a destruição em massa dos glóbulos vermelhos, em especial nos gatos. Cães podem sofrer falência hepática. Nome comercial: Tylenol

💊Contraceptivos. A overdose por estrogênio pode causar supressão na medula óssea, órgão responsável pela produção das células do sangue, como os glóbulos vermelhos e brancos.

💊Demais medicamentos. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de animais e crianças. Animais podem ser extremamente curiosos e pouco seletivos com relação ao que ingerem! Antidepressivos, remédios para regular pressão, dentre outros, podem causar grave overdose e pôr a saúde do seu pet em risco. Essa lista não quer dizer que outros medicamentos possam ser usados indiscriminadamente. Sempre que notar algo errado com seu pet, não hesite em providenciar atendimento veterinário para ele! O médico veterinário é o único profissional habilitado a cuidar da saúde e realizar prescrições para seu pet.